CICLO DE CONVERSAS sobre RESPOSTAS SOCIAIS
Mai, 24, 2012 / Mai, 24, 2012

O Ciclo de Conversas sobre Respostas Sociais é uma iniciativa realizada em parceira pela Revista Economia Segurança Social e pela Ordem dos Economistas.

O tema da demografia é de crucial actualidade e importância para países como Portugal marcados pelo fenómeno do envelhecimento da população. Este fenómeno interpela-nos sobre a mudança de paradigma dos actuais modelo social e económico. Estamos hoje perante a necessidade de pensarmos como pode e deve ser o futuro. Olhar o futuro, a partir da experiência do passado e da vivência do presente, é seguramente a melhor forma de construirmos o que queremos ter, não o que nos é imposto pela inércia, pela falta de antecipação, pela falta de querer. Um olhar que apela à participação activa da sociedade civil, no pensar e no actuar, com abertura para ideias novas e inovadoras que ajudem a construir uma sociedade mais coesa e sustentável.

É neste contexto de mudança que a Revista Economia Segurança Social e a Ordem dos Economistas promovem o Ciclo de Conversas sobre Respostas Socias que visa debater e recolher contributos que se colocam perante a necessidade de encontrar novos equilíbrios de bem-estar colectivo agora e no futuro, tendo presente os desafios da demografia em matérias que passam pelo emprego, a família, a poupança, a educação a saúde e outros.

O debate privilegiará a discussão e reflexão de ideias, conhecimentos, experiências, anseios e aspirações de cidadãos de várias gerações e condições profissionais e sociais e de organizações com intervenções e papéis diversos na economia e na sociedade.

Esta iniciativa quer contribuir para estimular a participação cívica no debate dos problemas económicos e sociais da demografia. Só com a participação empenhada dos cidadãos será possível encontrar as soluções que melhor respondam aos desafios que temos pela frente.

O Ciclo de Conversas sobre Respostas Sociais decorrerá em 2012 e 2013, sendo a 1ª Conversa dedicada ao lançamento do tema central “Os Desafios da Demografia” a que se seguirá um conjunto de Conversas que ligam a demografia a temas sectoriais.

1ª Conversa - Os Desafios da Demografia – dia 24 de Maio – 17h45 - Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian

Abertura:  Rui Martinho, Maria Margarida Corrêa de Aguiar e Diogo Lucena.

Oradores convidados:

Alberto de Castro

António Nogueira Leite *

Manuel Villaverde Cabral

Pedro Portugal

Sibila Marques

*Aguarda confirmação

Moderação: Carlos Magno

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

Conversas programadas para 2012:

2ª Conversa - Longevidade e Emprego  – Setembro - Lisboa

3ª Conversa – Longevidade e Poupança – Novembro – Porto

Conversas programadas para 2013:

Longevidade e Família

Longevidade e Educação

Longevidade e Saúde

Longevidade e Terceira Idade e Pobreza

Membros
- através da ligação "Inscrições" abaixo indicada (só aparece após login no portal)

Não Membros
- enviando um email para
geral@ordemeconomistas.pt indicando: Nome, Email, Morada completa,  Número de Contribuinte  e Tipo de não Associado (Particular/Empresa).

Local: Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian

Morada: Lisboa