Workshop Missão Crescimento
Mar, 17, 2014 / Mar, 17, 2014

A Missão Crescimento identificou, em 2011, um conjunto de medidas e eixos de actuação organizados pelas 5 condições base para o crescimento económico e que, na nossa opinião, deveriam ter sido executadas.

Em 2014, e tendo sido implementadas reformas, os desequilíbrios da economia portuguesa não estão ainda resolvidos e o regresso a níveis de crescimento sustentáveis obriga tomada de novas medidas e ao reforço de reformas cuja execução se encontra em curso ou que tiveram de ser reformuladas devido a questões constitucionais.

Depois de se constituir em Associação, integrando a Ordem dos Economistas, Ordem dos Engenheiros, Fórum dos Administradores de Empresas e Projecto Farol, propõe-se a Missão Crescimento a produzir boletins, através dos quais procura dar o seu contributo para identificar vias para o crescimento sustentável da Economia Portuguesa.

Essencialmente o sucesso e sustentabilidade do caso português obriga à reformulação dos contractos social e fiscal vigentes, uma vez que as condições em que estes foram concebidos e traduzidos em lei deixaram de existir por efeito da evolução da sociedade e da economia.

O primeiro boletim, dedicado à “atractividade na competição global pelo investimento produtivo”, apresenta um conjunto de solucões orientadas para aumentar a nossa capacidade de atrair investimento produtivo, essencial para a capitalização da economia e criação de riqueza e de emprego. Inclui ainda a apresentação de uma análise critica ao que foi no inicio e ao que hoje a Missão Crescimento, apresenta uma análise da evolução dos principais indicadores macro económicos nacionais, observa as medidas que foram propostas pela Missão Crescimento, em 2011, e o trabalho entretanto desenvolvido pelo Governo no quadro, em larga medida, definido pelo Memorando de Entendimento.

As restantes condições de base para o crescimento económico serão abordados em boletins subsequentes, a publicar com periodicidade trimestral.

Para a discussão deste primeiro Boletim, convidamos todos os associados a estarem presentes no dia 17 de Março pelas 18h00 no Grande Auditório da Ordem dos Engenheiros em Lisboa.

Clique aqui para aceder ao botetim de Janeiro

INSCRIÇÕES

Membros - para fazer a sua inscrição deve clicar na opção "Realizar a sua Inscrição" que encontra no topo da notícia (só aparece após login)

Não Membros - deve enviar um email para geral@ordemeconomistas .pt indicando os seus dados (nome completo | empresa | email) e aguardar confirmação pela mesma via