Seminário sobre Mercados Financeiros "Crise: Causas e Consequências"
Dez, 02, 2008 / Dez, 04, 2008

PROGRAMA:

SEMINÁRIO SOBRE MERCADOS FINANCEIROS – CRISE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

1. OBJECTIVO DO SEMINÁRIO
Desenvolver nos participantes as competências necessárias para uma correcta percepção do funcionamento dos mercados financeiros, nomeadamente das causas e consequências da actual crise financeira, bem como potenciar a capacidade de decisão em momentos de incerteza.

2. METODOLOGIA
Apresentação e discussão dos conceitos, com aplicação prática dos mesmos em casos reais.

3. PROGRAMA
1. Introdução.
1.1. Os mercados de acções;
1.2. O papel do Mercado de Capitais;
1.3 Organização e Funcionamento dos Mercados.
2. Análise do Mercado de Capitais numa perspectiva de avaliação.
2.1. Aplicação de modelos de rendimento ao Mercado;
2.2. A estimação do EPS esperado para o mercado;
2.3. Aplicação da avaliação relativa ao mercado: FED Model vs Modelo de Yardeni;
3. Análise Técnica (AT).
3.1. Introdução;
3.2. Vantagens da Análise Técnica;
3.3. Desafios à Análise Técnica;
3.4. Regras e Indicadores de AT.
4. Crise Financeira Global e Mercados Financeiros.
4.1. Contextualização da Crise;
4.2. Causas e Consequências;
4.3. Porque falharam os modelos de diversificação?
4.4. O papel dos hedge funds.

4. DOCENTE
Ricardo Miguel Araújo Cardoso Valente. Doutorando em Ciências Empresariais pela FEP (2005). Mestre em Finanças pela Universidade Católica Lisboa (2000). MBA com especialização em Finanças pela Univ. Católica Lisboa (1997). Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1992).

5. LOCAL DE REALIZAÇÃO, DATAS E DURAÇÃO
Sede da DRN, Rua Ricardo Jorge 55, 3.º Dto. 4050-514 Porto. Telefone 222055670, Fax 222083008, e-mail drn.ordeconomistas@mail.telepac.pt Este endereço de email está protegido contra os bots que enviam spam, pelo que é necessário permitir a execução de Javascripts para o visualizar . Datas: 2, 3 e 4 de Dezembro de 2008, das 18h30 às 21h30, num total de 9 horas repartidas por três sessões de 3 horas cada, com intervalo para café.

6. CERTIFICADO
Os participantes terão direito a um Certificado de Frequência do Seminário emitido pela Ordem dos Economistas.

7. PREÇO
125 Euros por participante, a serem pagos até ao dia 24 de Novembro por cheque dirigido à Ordem dos Economistas (envio ou entrega na DRN) ou por transferência bancária para o NIB 0036 0030 99101685672 46 com a indicação do número da cédula profissional ou nome próprio e apelido nas observações. Por favor efectuar confirmação telefónica da inscrição.

8. CANCELAMENTO
A realização do Seminário está condicionada a um número mínimo de participantes, podendo a Ordem dos Economistas decidir o seu cancelamento até ao dia 27 de Novembro de 2008, reembolsando a totalidade dos pagamentos efectuados.

9. DESTINATÁRIOS
Membros da Ordem dos Economistas e candidatos a membro (mediante realização de pré-inscrição On-Line.

Local: Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas

Morada: Rua Dr. Ricardo Jorge, nº.55, 3º Dto

DRN - Pequeno-almoço com Empresários: Oportunidade(...)
Hotel Cidnay