Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas: Uma Tarde duas Iniciativas
Mai, 20, 2015 / Mai, 20, 2015

A Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas, preparou duas atividades que serão bastante interessantes para todos aqueles que se preocupam com temas relativos à economia nacional. Assim, a tarde começa às 16h nas instalações da Faculdade de Economia para a assinatura de um protocolo que visa estreitar os laços de cooperação entre a nossa ordem e aquela unidade orgânica da Universidade do Algarve. Participará nesta sessão o Dr. Murteira Nabo, atual Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Ordem dos Economistas, que dará um contributo para melhor entender o que poderá vir a ser o futuro económico do nosso País. Esta sessão contará ainda com intervenções do Professor Rui Nunes, Diretor da Faculdade de Economia e do Dr. Pedro Pimpão, Presidente do Secretariado Regional da Delegação da Ordem dos Economistas no Algarve. Serão ainda entregues os Certificados de Bolsa de Mérito aos alunos de Mestrado da Faculdade de Economia.

Em seguida na sede da Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas, sita no edifício da Visualforma (Auditório), procede-se à apresentação pública de um estudo que pretende ser um importante contributo para ajudar à definição das Linhas Orientadoras de um Modelo Económico Regional. Este documento tem vindo a ser preparado desde da tomada de posse dos novos órgãos sociais através da inestimável contribuição dos iminentes economistas Professor Doutor Adriano Pimpão, Dr. Hélio Barros, Dr. João Calçada Correia, Professor Doutor Paulo Rodrigues, Dr. José Leite Pereira, Dr. Francisco Severino e Dr. Francisco Mendonça Pinto que constituem o grupo de trabalho criado para este efeito.

O evento terá início às 18h e 30m e beneficiará de uma introdução por parte do Presidente do Secretariado Regional, Dr. Pedro Pimpão. Em seguida haverá a apresentação das Linhas Orientadoras de um Modelo Económico Regional, ficando a conclusão dos trabalhos entregue ao estimado Dr. Francisco Murteira Nabo.

Programa: Uma Tarde duas Iniciativas

1.         Assinatura do Protocolo entre a Ordem dos Economistas e a Faculdade de Economia

16:00 – Receção dos convidados

16:15 – Intervenção do Sr. Diretor da FE e do Sr. Presidente do Secretariado Regional da OE

16:30 – Assinatura do protocolo entre a FE e a OE

16:35 – Intervenção do Dr. Francisco Murteira Nabo

17:15 – Cerimónia de entrega dos certificados das bolsas de mérito

17:30 – Encerramento

2.         Apresentação pública das Linhas Orientadoras de um Modelo Económico Regional

18:30 – Receção dos convidados

18:45 – Intervenção inicial do Sr. Presidente do Secretariado Regional da OE

18:50 – Apresentação das Linhas Orientadoras de um Modelo Económico Regional (feita por um dos sete membros)

19:15 – Perguntas e respostas a qualquer elemento do grupo de trabalho

19:45 – Intervenção final do Presidente da AG da OE, Dr. Francisco Murteira Nabo

20:00 – Encerramento

Alguns dados sobre o Presidente da AG da OE:

Francisco Luís Murteira Nabo: Natural de Évora, nasceu em 1939. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em 1969 e Mestre em gestão pela AESE (Universidade de Barcelona), recebeu em 2010 o grau de Doutor honoris causa pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau. Foi Diretor Financeiro e Presidente do Conselho Executivo do Conselho de Administração do Grupo Marconi em Portugal de 1969 a 1982. Foi Presidente e CEO da Portugal Telecom de 1996 a 2003 e Presidente da GALP Energia de 2005 a 2012. Foi ainda membro do Conselho Superior de Ciência, Tecnologia e Inovação e Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa. Foi Presidente da COTEC Portugal de 2003 a 2006 e Bastonário da Ordem dos Economistas de 2004 a 2010. Foi Ministro do Equipamento Social no XIII Governo Constitucional de 1995 a 1996 e Secretário de Estado dos Transportes do IX Governo Constitucional de 1983 a 1985. A 10 de Junho de 1991 foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo e a 5 de Janeiro de 2006 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Economistas desde 2010 e Senior Partner da SAER, Sociedade de Avaliação estratégica e Risco, desde 2012.

A entrada nos dois eventos é livre mas sujeita a confirmação. Para tal basta enviar um email para geral.dralgarve@ordemeconomistas.pt até ao próximo dia 18 de Maio de 2015.

Local:

Morada: