Seminário sobre o novo Sistema de Normalização Contabilística
Mar, 16, 2010 / Mar, 18, 2010

DOCENTES

Profª. Doutora Patrícia Teixeira Lopes. Pró-reitora da Universidade do Porto. Professora da Faculdade de Economia do Porto. Docente da EGP-UPBS Business School. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, investigadora do EDGE.

Prof. Doutor Rui Couto Viana. Professor da Faculdade de Economia do Porto, Director do Mestrado em Contabilidade da Faculdade de Economia do Porto.

Docente da EGP-UPBS Business School. Doutor em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto, investigador do EDGE.

A. O processo de harmonização contabilística internacional.

B. O Sistema de Normalização Contabilística: Enquadramento e âmbito de aplicação; Estrutura do SNC; Plano de Contas: Estrutura, Contas, Comparação com o POC, Alguns aspectos específicos de movimentação de contas; as Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro e as Normas Interpretativas.

C. Apresentação das demonstrações financeiras: Balanço; Demonstração das alterações do capital próprio; Demonstração dos resultados

D. Activos: Activos fixos tangíveis; Propriedades de Investimento; Activos intangíveis; Inventários; Imparidade de activos.

E. Passivos: Provisões e passivos contingentes; Custo dos empréstimos obtidos.

F. Activos e passivos financeiros.

G. Primeira adopção das Normas contabilísticas e de relato financeiro

(NCRF): Balanço de abertura; Isenções, Proibições; Explicação da transição.

.

DATA/HORA

16, 17, e 18 de Março, das 18h30 às 21h30, num total de 9 horas repartidas por três sessões de 3 horas cada, com intervalo para café

Local: Delegação Regional Norte da Ordem dos Economistas