CONFERÊNCIA - DEVOLVER O FUTURO À PENÍNSULA DE SETÚBAL
Jun, 04, 2021 / Jun, 04, 2021

Realiza-se no dia 4 de Junho, no Politécnico de Setúbal, a conferência “Devolver o Futuro à Península de Setúbal”, que juntamente com empresários, autarcas, ONG, Igreja, IPSS, academia e com a presença do nosso Bastonário, num objetivo comum: chamar a atenção do Governo para a urgência de repor a região no mapa dos fundos europeus.

A Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira , a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, são presenças confirmadas na conferência. Outros participantes são os deputados eleitos por Setúbal, os autarcas, empresários e figuras de relevo da região, como Elvira Fortunato, professora e Investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Antoine Velge, presidente da AISET e Nuno Maia, diretor-geral da AISET.

Em causa está a alteração administrativa ocorrida em 2013 que retirou à região a unidade estatística NUTS III, incluindo a Península de Setúbal numa NUT correspondente à Área Metropolitana de Lisboa, com um nível médio de rendimento muito superior. Com essa alteração a península, base histórica da indústria no país, perdeu já 4 mil milhões de euros de fundos de coesão.

Portugal pode captar mais 2 mil milhões de euros em fundos para esta região, que conta com 9 municípios e 800 mil habitantes. Essa alteração depende do Governo criando uma unidade estatística diferenciada para a Península de Setúbal. Sem isso, nas contas da UE, a região é considerada como a mais rica do país, sem direito a fundos.

O tema está a juntar todos os atores políticos da Península de Setúbal: partidos, autarquias, Igreja, sindicatos, empresas. Na Assembleia da República há já três propostas – dois projetos de resolução e uma recomendação, do PCP, BE e PSD, respetivamente, para que seja criada a NUTS Península de Setúbal.

09:30 | Sessão de Abertura

• Pedro Dominguinhos, Presidente do IPS

• Antoine Velge, Presidente AISET

• Maria das Dores Meira, Presidente CMS