Mar, 30, 2006 / Mar, 30, 2006

A Gestão da Cultura vista por Mega Ferreira

O escritor António Mega Ferreira, presidente da Fundação do Centro Cultural de Belém, inaugurou no dia 30 de Março o ciclo “Tertúlias na Ordem dos Economistas”, uma iniciativa da Direcção visando criar novas formas de convívio entre os seus membros.

Foi um encontro extremamente agradável, que permitiu testar, com êxito, o formato das tertúlias: um jantar informal, com inscrições limitadas, com um convidado a lançar um tema não muito vulgar junto dos economistas, seguindo-se um debate.
O criador da Expo'98 abordou a questão da "gestão da cultura" - um assunto da maior oportunidade, com o próprio convidado em foco, dado que a tertúlia coincidiu com as últimas negociações referentes ao célebre protocolo relativo à colecção de arte contemporânea do empresário Joe Berardo a instalar no CCB.
Em tom leve, e mesmo com um certo humor, o escritor disse coisas importante e fez algumas revelações. Embora sustentando que a cultura requer uma gestão específica, referiu que é preciso, sempre, controlar despesas e saber gerar receitas, não raro, com especial criatividade. A propósito, admitiu que existe em Portugal uma "falta de cultura económica dos agentes culturais".
No plano das acções que a nova administração vem empreendendo para o Centro Cultural de Belém, deu conta do estabelecimento de um protocolo de cooperação com o Teatro S. Carlos para a co-produção de espectáculos de ópera.

megaferreira

Festa da Música

A Festa da Música de 2006 obedecerá à nova filosofia da casa: um grande esforço de renegociação dos "cachets". Conforme disse, o evento deste ano custará menos 15% do que a de 2005 e a sua qualidade não será menor, antes pelo contrário, prevendo-se uma assistência de 50.000 pessoas em cada evento. Mega Ferreira anunciou que está a ser feito um trabalho consistente no sentido de tornar a "Festa da Música" uma das maiores do mundo, "quer em dimensão quer em qualidade".
Conforme afirmou, dentro de poucos anos a Festa "constituirá um ponto de atracção incontornável no roteiro dos centros culturais". A "Festa da Música" será seguramente "mais cosmopolita e atrairá a Portugal cada vez mais gente" - prometeu.

Ensaio Positivo

Vários participantes na tertúlia colocaram questõe ao convidado, que para todas teve resposta. Falou-se, em tom coloquial, dos espectáculos que devem e que não devem ser subsidiados; da gestão do património que se vem degradando por todo o País, designadamente nos meios rurais; do protocolo entre o Estado e o empresário Joe Berardo - enfim, de muitos e variados aspectos da cultura portuguesa e da sua gestão. Foi, repete-se, um encontro agradável, um ensaio muito positivo desta nova forma de convívio entre os membros da Ordem.

A próxima tertúlia acontecerá no dia 26 de Abril, sendo convidado José Roquette, que abordará o tema "Ética nos Negócios".

Local: Sede da Ordem

Morada: Rua da Estrela Nº8 Lisboa