Jovens Valores da Economia - 2004
Nov, 22, 2005 / Nov, 22, 2005

Com o objectivo de incentivar a apresentação, por jovens finalistas de cursos de licenciatura em economia e em gestão ou por economistas recém-licenciados inscritos na Ordem, de trabalhos de sua iniciativa com mérito comprovado, a Ordem instituiu dois prémios, destinados respectivamente a trabalhos na área da Economia Política e da Economia e Gestão Empresariais, correspondentes às especialidades actualmente reconhecidas pelo Estatuto da Ordem e que estão estruturadas em Colégios de Especialidade. Esta iniciativa foi levada a efeito com o patrocínio do Banco de Portugal e da Delloite e o apoio do Diário Económico, da Interact e dos estabelecimentos de ensino representados no Conselho da Profissão da Ordem dos Economistas. Foram muitos os trabalhos apresentados a concurso, tendo o júri sido presidido pelo Bastonário, Professor António Simões Lopes.

Regulamento do Concurso

Na vertente de Economia Política, com o patrocínio do Banco de Portugal, foi vencedora a Dra. Rita Prior Soares, licenciada pelo ISCTE, com o trabalho “Crises Financeiras em Economias de Mercado Emergente: Origens, Ajustamento e Lições de Política”. O prémio foi entregue em 8 de Outubro, no ISCTE, pelo Professor António Simões Lopes e pelo Professor Manuel Sebastião, do Banco de Portugal. Este trabalho teve como base as crises cambiais que na segunda metade da década de 90 surgiram em várias economias de mercado emergente com regimes de taxa de câmbio relativamente inflexíveis, que conduziram ao abandono da ligação cambial das suas moedas face ao dólar e que na maioria dos casos acabaram por se traduzir em crises financeiras de magnitude muito significativa. A autora pretendeu mostrar que, não obstante as especificidades individuais, é possível identificar um conjunto de factores comuns que contribua para explicar a origem e a dinâmica das crises referidas. Para tal, a tentativa de fundamentação das crises foi feita à luz dos modelos que, na literatura académica sobre crises cambiais e financeiras, são comummente designadas por modelos de “terceira geração”.

Na vertente de Economia e Gestão Empresariais, com o patrocínio da Delloite, foi vencedora a Dra. Joana Taveira Almodovar, licenciada pela Faculdade de Economia do Porto, com o trabalho “Competências Tecnológicas e Performance Empresarial: Estudo de Caso da Simoldes Plásticos”. O prémio foi entregue em 22 de Novembro, na Faculdade de Economia do Porto, pelo Bastonário e pelo Dr. António Amaral, da Delloite.

Local:

Morada: