Conferência O CONTROLO DAS FINANÇAS PÚBLICAS
Mai, 12, 2011 / Mai, 12, 2011
Tema da Conferência: “O CONTROLO DAS FINANÇAS PÚBLICAS”.

1. Os problemas económicos que Portugal enfrenta não são apenas os das finanças públicas.

São também, provavelmente com ainda mais importância, os objectivos de

a. Aumentar a poupança privada, de forma a ir resolvendo os problemas do excessivo endividamento das famílias e das empresas;

b. Melhorar a competitividade, de forma a compensar na maior medida do possível os efeitos negativos sobre o crescimento económico da maior disciplina que se impõe no endividamento do Estado, das famílias e das empresas

2. Os problemas das finanças públicas não se limitam à fixação de metas para cortes nas despesas e aumentos das receitas.

O mais difícil será:

a. Determinar as prioridades nos cortes das despesas e nos ajustamentos da carga fiscal.

b. Criar regras e mecanismos de controlo das finanças públicas que, ao contrário do que tem sucedido até aqui, garantam a execução adequada dos objectivos orçamentais

3. Comentários sobre o que deverá ser feito para garantir a execução adequada das metas das finanças públicas.

Este evento é organizado pela Associação Fiscal Portuguesa, conta com a presença o seu Presidente, Dr. Rogério Fernandes Ferreira e restantes membros da Direcção, e tem como orador e Conferencista o Doutor Doutor JOSÉ DA SILVA LOPES.

Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (actual ISEG), ex Governador do Banco de Portugal, fez parte dos primeiros quatro Governos do pós 25 de Abril, foi Ministro das Finanças e do Plano em 1978 tendo ainda exercido funções como Consultor do FMI e do Banco Mundial a partir de 1980.

Local: Salão Nobre da Associação Comercial de Lisboa

Morada: Rua das Portas de Sto. Antão, 89, Lisboa