Mensagem do Bastonário
Publicado em Nov, 06, 2011

Caros Colegas,

Estamos já a caminho do Natal e do final de 2011,o que representa para mim e para a Direcção actual da Ordem a altura indicada para fazer um balanço deste primeiro ano de mandato.Sendo a Direcção a que presido um corpo unido, solidário e coeso, como podem imaginar as ideias para iniciativas não faltam e a capacidade de as erguer e realizar está sempre garantida.

Mantendo a quota paga pelos membros da Ordem inalterável em valor, temos levado a cabo as várias actividades ao longo deste período sem qualquer pagamento suplementar da parte daqueles que se inscrevem e a elas assistem. Entre essas actividades, destaco mensalmente os fins de tarde na Ordem, sempre com um convidado dissertando sobre um tema e interagindo com a audiência. A fechar este ciclo, este ano teremos o Dr. Henrique Medina Carreira no próximo 13 de Dezembro e esperamos por vós. Igualmente foi possível realizar outras conferências sempre sobre temas de muito interesse para os membros, tal como a que realizámos sobre a intervenção do FMI em Portugal com a presença, entre outros Oradores, de Teresa Ter-Minassian e de Carlos Moedas. Iniciámos também colaborações com outras entidades, como aconteceu com o escritório de advogados Garrigues para realização de uma conferencia sobre como investir na China,com o Banque Privée para realização de duas conferências anuais sobre economia, a realizar uma em Lisboa e outra no Porto, com o instituto Português de Corporate Governance e com a Associação Portuguesa de Analistas Financeiros para realização de três Conferências sobre ética e conduta, realizando-se no período de Outubro de 2011 a Janeiro de 2012.

Porém, o grande evento do ano foi a recente realização do 4º Congresso Nacional de Economistas que de 19 a 21 de Outubro discutiu Portugal 2020- O nosso País no Contexto Global. Tentámos pensar Portugal a dez anos, partindo da situação actual dos condicionalismos internos que conhecemos, da dependência da evolução da economia da União Europeia e da do restante mundo global e tentar encontrar propostas concretas e construtivas para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento da economia. Contámos com a generosa disponibilidade do ISCTE no que respeita às instalações onde se desenrolaram os três dias de trabalhos. Contámos, igualmente ,com patrocínios e apoios que foram determinantes para erguer o Congresso que , ao longo de três dias, teve entre membros e convidados mais de 900 pessoas que puderam assistir e participar activamente nos debates e acompanhar as apresentações dos vários oradores. Para além do Presidente da República, do Primeiro Ministro e do Governador do Banco de Portugal, estiveram presentes, entre outros, João Salgueiro, Vítor Bento, Félix Ribeiro, Miguel Beleza, António Mexia, José Maria Ricciardi, José Honório, Paulo Pereira da Silva, Lobo Xavier, Carlos Moreira da Silva, Francisco Maria Balsemão, Braga de Macedo, Mira Amaral ,Vito Tanzi e o Presidente do Colégio de Economistas ( correspondente a O.E.)  Valenti Pich.

No que se refere a eventos deste género, resta este ano a Conferência Anual sobre o Orçamento de Estado 2012 , como sempre realizado em estreita colaboração com o Banco de Portugal, a ter lugar a 22 de Novembro e que vai contar com a presença de dois oradores especiais, o Ministro de Estado e das Finanças e o Governador do Banco Central.
Ainda de realçar que já se encontram em progresso os trabalhos preparatórios para instalação de dois novos Colégios de especialidade :analistas financeiros e auditores.
Não tendo ainda sido possível ter iniciado cursos de e-learning, nem tendo ainda pronta a bolsa de emprego para os membros, estas tarefas vão ocupar-nos os próximos meses esperando poder dar-lhe novidades no inicio do próximo ano.

Vamos continuar, estejam atentos, consultem regularmente o nosso portal e compareçam nos nossos eventos, visitem a Ordem e ajudem-nos a fortalecê-la, a crescer e a corresponder aquilo para que foi concebida: reunir os profissionais da ciência económica ,sejam economistas ou gestores, prestar - lhes os serviços a que nos propusemos e dignificar a profissão.

Rui Leao Martinho
Bastonário
DRN - Pequeno-almoço com Empresários: Oportunidade(...)
Hotel Cidnay