II Conferência - O Golfe: O Desporto e a Economia
Publicado em Nov, 28, 2011
II CONFERÊNCIA – O GOLFE: O DESPORTO E A ECONOMIA
(O desporto e o seu contributo para a Economia portuguesa)
Concepção e Organização do Clube de Golfe dos Economistas
Sob os auspícios da Ordem dos Economistas
Com o apoio da AESE – Associação de Estudos Superiores de Empresa
Data: 28 de Novembro de 2011-14h00/Local: AESE, Calçada de Palma de Baixo, 12, 1600-177 Lisboa
INTRODUÇÃO

Dando continuação à I Conferência, realizada em 6 de Dezembro de 2010, na Ordem dos Economistas, e suportando-se no sucesso que ela constituiu, decidiu o Clube de Golfe dos Economistas organizar esta II Conferência em moldes algo diferentes mas com o mesmo propósito: juntar o Desporto que os seus sócios praticam e a Economia de que são profissionais e manter abertas as portas da discussão a todos os que estão interessados no tema.

No âmbito deste propósito, pretende esta Conferência estimular o pensamento estratégico que deverá enquadrar as várias vertentes operacionais do golfe. O desafio maior será, na era pós reservas online e considerando a conjuntura presente, o do desenvolvimento do mercado interno.
O programa divide-se em duas partes que se podem sintetizar em dois conjuntos de questões:
  • O que é que a Procura do desporto do Golfe espera da sua Oferta? Que necessidades quer satisfazer?
  • O que é que a Oferta do desporto do Golfe perspectiva estrategicamente na actividade económica que exerce, no negócio que explora?
Por outro lado, a agenda seguida aborda dois temas da maior actualidade no enquadramento do pensamento operacional:
• As reservas online e a questão do pricing nos campos de golfe no âmbito desta nova realidade;
• O desenvolvimento da procura em geral e, em particular, o da procura doméstica.

Neste último ponto, o estudo designado “Estratégia para o desenvolvimento do golfe em Portugal” visa resumir num único documento, que segue a abordagem do método do caso, as variáveis que permitam decidir estrategicamente sobre este tema. É uma proposta para o desenvolvimento do golfe em Portugal e que conta com a colaboração dos stakeholders mais relevantes para o golfe:

• Federação Portuguesa de Golfe
• Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG)
• Turismo de Portugal
• Associação Portuguesa de Greenkeepers
• Gestores de Golfe de Portugal
• Associação de Profissionais de Golfe (PGA)
• PGA of Europe
Sem a colaboração e comprometimento de todas estas entidades e o empreendimento daqueles que decidem investir no golfe não haverá estratégia sustentável. Pretendia-se produzir um documento consensual que permitisse uma discussão sobre uma base única de conhecimentos. A organização espera tê-lo conseguido.
DRN - Pequeno-almoço com Empresários: Oportunidade(...)
Hotel Cidnay
Jul, 05, 2024 08:30