Entrevista do nosso Bastonário à TSF
Publicado em Jan, 03, 2012

Bastonário dos Economistas diz que é preciso avançar com crescimento sustentável

O Bastonário da Ordem dos Economistas diz que para relançar a economia portuguesa é preciso seguir com o plano de austeridade, mas, mais que isso, é necessário cumprir uma agenda de crescimento sustentável.

Rui Leão Martinho cumpre esta terça-feira um ano de mandato à frente da Ordem dos Economistas, um ano que, recorda, de muito trabalho. Para 2012, espera o mesmo empenho para a Ordem e para o país.

Em declarações à TSF, o bastonário mostrou-se preocupado com as dificuldades que se impõem para este ano.

É preciso «conseguir que não haja maior exclusão social», mas o caminho é «difícil» e é possível que as preocupações se mantenham até ao final do ano, alertou.

Rui Leão Martinho tem sido um defensor da boa aplicação do plano de austeridade para relançar a economia portuguesa. O bastonário entende que agora é preciso reduzir custos para crescer de forma sustentada.

Para um crescimento sustentável, o bastonário defendeu «contenção e redução a um limite completamente aceitável dos chamados custos de contexto, com modificações profundas no sistema de justiça, nas leis laborais, na formação profissional, na educação dos portugueses e na preparação para o mercado de trabalho».

Rui Leão Martinho vê com bons olhos a mensagem de Ano Novo do Presidente da República, considerando que Cavaco Silva tem sido «bastante coerente» ao manifestar por várias vezes preocupação com o desemprego e o crescimento. Ainda assim, vincou, «com este caminho de austeridade é mais difícil crescer».

Quanto aos jovens, o bastonário considerou que é positivo irem para fora, para «fazer outro tipo de contactos e outro tipo de aquisição de conhecimentos», até porque «Portugal ganhará muito se conseguir que alguns deles voltem» e exerçam aqui a sua profissão.

Para ajudar à permanência e à segurança no trabalho dos mais novos, a Ordem dos Economistas planeia começar ainda este ano uma bolsa de emprego e dar início ao projecto de um fundo de pensões.

Poderá ouvir a entrevista através da seguinte ligação:

Fonte: TSF - 03 Jan 2012