Ciclo de Conversas sobre Respostas Sociais - Longevidade e Emprego

Maria da Glória Rebelo
Mário Centeno
. Moderador: Carlos Magno

O Ciclo de Conversas sobre Respostas Sociais é uma iniciativa realizada em parceria pela Revista Economia e Segurança Social e pela Ordem dos Economistas que teve início no passado dia 24 de Maio com a 1ª Conversa dedicada ao tema central “Os Desafios da Demografia”, com o apoio da Fundação Gulbenkian.

O Ciclo de Conversas sobre Respostas Sociais visa debater e recolher contributos que se colocam perante a necessidade de encontrar novos equilíbrios de bem-estar colectivo agora e no futuro, tendo presente a mudança demográfica do envelhecimento da população em matérias que passam pelo emprego, a família, a poupança, a educação, a saúde, a organização económica e social e outras. Estamos hoje perante a necessidade de pensar como pode e deve ser o futuro. Os desafios e as responsabilidades são enormes.
Esta iniciativa quer contribuir para estimular a participação cívica no debate dos problemas económicos e sociais da demografia. O debate privilegiará a discussão e reflexão de ideias, conhecimentos, experiências, anseios e aspirações de cidadãos de várias gerações e condições profissionais e sociais e de organizações com intervenções e papéis diversos na economia e na sociedade.

Na 2ª Conversa dedicada ao tema da “Longevidade e Emprego” - que conta com o apoio da Fundação Gulbenkian - foram tratados os temas do impacto a prazo do fenómeno da mudança demográfica no emprego, quer ao nível da população activa quer ao nível da procura de emprego e das respostas possíveis do lado das políticas públicas e das práticas empresariais - designadamente a promoção do envelhecimento activo. Como lidar com as pressões laborais introduzidas pela crise ou com o aumento generalizado do desemprego, da pobreza e das desigualdades sociais são questões para as quais é preciso encontrar respostas.

A série de Conversas em torno da Longevidade prosseguirá com a 3ª Conversa no Porto, em data a anunciar no mês de Novembro, sobre o tema da “Longevidade e Poupança”, à qual se seguirão outras conversas em 2013 com outros temas sectoriais associados à Longevidade igualmente importantes num contexto de mudança.