Carta enviada pela Direcção da Ordem ao Director do Jornal de Negócios
Publicado em Out, 14, 2012

Carta enviada pela Direcção da Ordem ao Director do Jornal de Negócios, a propósito de uma notícia sobre a Ordem dos Economistas publicada em 27 de Setembro:

"Exmo. Senhor Director do Jornal de Negócios

Sem me prevalecer do exercício do direito de resposta, antes apenas considerando o interesse público, peço-lhe, Senhor Director, o obséquio da publicação da seguinte nota, motivada pela notícia dada com um inusitado destaque na edição de 27 Setembro desse prestigiado jornal, de que a Ordem dos Economistas não terá designado um Economista para assessorar a 8ª Vara Criminal de Lisboa onde corre um processo crime em que é arguido, entre outros, o Senhor Engenheiro Jardim Gonçalves.

Cumpre saber que a Ordem dos Economistasnão pode, porque a tal se opõem os seus Estatutos, designar um dos seus membros para exercer actividades, nomeadamente as de perito ou de assessor de um Tribunal. Nem tão pouco o deverá fazer, porque uma tal escolha sempre representaria uma vinculação desta Ordem à actuação do escolhido, potencialmente prejudicial para ambos.

Contudo, a Ordem dos Economistas, para procurar dar resposta a frequentes pedidos de indicação de peritos e de assessores que recebe dos Tribunais, tem organizada uma lista daqueles seus membros que, previamente, manifestaram a sua vontade em exercer essas funções, lista essa que é facultada a solicitação dos Tribunais.

Tal também sucedeu neste caso.

No entanto, o Tribunal, depois de receber atempadamente essa lista, veio solicitar a indicação de um Economista, mas com conhecimentos especiais de contabilidade e de mercado de valores mobiliários. Este pedido adicional motivou que a Ordem dos Economistas procurasse responder tendo efectuado várias diligências através dos seus serviços que contudo se revelaram infrutíferas, por indisponibilidade de ordem vária dos Economistas contactados, sendo que em momento algum foi veiculada informação respeitante a qualquer honorário, devido ou não.

É esta a verdade dos factos e é ela que deve ser conhecida dos leitores do Jornal de Negócios, muitos deles certamente Membros da Ordem dos Economistas.

Pela Direcção da Ordem dos Economistas
O Bastonário, Rui Leão Martinho
.

Esta carta foi posteriormente publicada pelo Jornal de Negócios apenas on-line.