Publicado em Nov, 15, 2012

Pedro Guerreiro é o vencedor da edição de 2012 do Prémio Excelência em Jornalismo Económico, uma iniciativa da Ordem dos Economistas destinada a premiar o jornalista que melhor contribuiu, durante um dado ano civil, com trabalhos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses, para um jornalismo económico de referência e de excelência.

Pedro Guerreiro, enquanto director do Jornal de Negócio, protagoniza no seu editorial uma das mais conceituadas análises de politica económica. Como jornalista, o seu prestígio em Portugal ultrapassou as fronteiras, sendo reconhecido a nível internacional e de forma recorrente solicitado para comentar a actualidade económica nacional em meios como CNBC, CNN, Al Jazeera, Guardian ou Finantial Times.

O prémio, na sua segunda edição, foi atribuído por unanimidade por um júri presidido pelo Bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho e composto pelos ex-governadores do Banco de Portugal e/ou ex-Ministros das Finanças Jacinto Nunes, João Salgueiro, Fernando Teixeira dos Santos e Miguel Beleza.

Ao criar o Prémio Excelência em Jornalismo Económico, a Ordem “reconhece que o jornalismo económico desempenha um papel fundamental na divulgação da ciência económica aplicada às empresas, à economia e às finanças, o que justifica que se incentive e promova a excelência nesta actividade”.

Cristina Ferreira, jornalista do Público, foi a vencedora da primeira edição do Prémio (2011).

A entrega do Prémio Excelência em Jornalismo Económico integrou-se no âmbito da 8ª Conferência Nacional da Ordem dos Economistas que teve lugar no dia 13 de Novembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Sobre a Ordem dos Economistas
A Ordem dos Economistas, constituída em 1998, é a associação pública representativa dos licenciados na área da ciência económica que exercem a profissão de Economistas, tendo actualmente cerca de 12 mil Membros. Visa, entre outros objectivos, promover a divulgação de conhecimentos e formação na área da ciência económica e contribuir para a definição de políticas económicas e sociais que visem o desenvolvimento do Pais.