5º CONGRESSO NACIONAL DOS ECONOMISTAS
Publicado em Nov, 02, 2013

5oCNE banner topo

Considerando a actual conjuntura nacional bastante adversa, nos planos económico e social e a necessidade de reflexão profunda sobre os desafios do futuro para a nossa economia, num contexto em que se tem vindo a acentuar o debate sobre o ciclo “pós-troika”, a Ordem dos Economistas discutiu o tema “Reinventar Portugal na Nova Economia Global”.

Ao longo de 2 dias foram debatidos os grandes desafios que se deparam a Portugal e as soluções alternativas para que a economia nacional seja mais competitiva e capaz de ultrapassar as suas fragilidades, reforçando o seu papel e o seu desempenho numa economia mundial crescentemente integrada e global.

Os desafios da evolução da economia, o papel e dimensão do Estado, os desafios da educação, da cultura e da qualificação dos nossos jovens, foram alguns dos temas em debate. Mas, igualmente, abordaram-se temas como o regresso aos campos, a redescoberta do mar, a reindustrialização e a internacionalização das empresas, bem como a nossa relação de parceria com os países da diáspora e com os países emergentes.

Poderá ter acesso às apresentações dos oradores e fotografias no site do evento (poderá aceder clicando aqui ou na imagem acima)