5ª Conversa do Ciclo de Conversas Sobre Respostas Sociais: Longevidade e Educação
Publicado em Mai, 07, 2013
Revista «Economia e Segurança Social»
4ª Conversa do Ciclo Sobre Respostas Sociais

A revista "ECONOMIA E SEGURANÇA SOCIAL", e a ORDEM DOS ECONOMISTAS realizaram a 4ª Conversa do "CICLO DE CONVERSAS SOBRE RESPOSTAS SOCIAIS", que teve lugar no dia 21 DE MAIO DE 2013, em Lisboa, na FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN (SALA 2).

O "CICLO DE CONVERSAS SOBRE RESPOSTAS SOCIAIS" é uma iniciativa realizada pela Revista "ECONOMIA E SEGURANÇA SOCIAL" em parceria com a ORDEM DOS ECONOMISTAS e que tem contado com o apoio da FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN.

O "CICLO DE CONVERSAS SOBRE RESPOSTAS SOCIAIS" visa debater e recolher contributos que se colocam perante a necessidade de encontrar novos equilíbrios de bem-estar colectivo agora e no futuro, tendo presente a mudança demográfica do envelhecimento da população em matérias que passam pelo emprego, a família, a poupança, a educação, a saúde, a organização económica e social e outras. Como pode e deve ser o futuro? Os desafios e as responsabilidades são enormes.

Na 5ª CONVERSA dedicada ao tema da "LONGEVIDADE E EDUCAÇÃO" reflectimos sobre as oportunidades que decorrem da longevidade, designadamente no que se refere à formação ao longo da vida, designadamente por via da educação adquirida no sistema formal de ensino e da acumulação do conhecimento proveniente das actividades profissionais.

Como pode a educação contribuir para o envelhecimento activo, como aproveitar melhor as capacidades dos mais velhos num contexto de, simultaneamente, envelhecimento demográfico e necessidade de melhorar a produtividade? Que papel pode ter a educação ao longo da vida, em contexto profissional e ocupacional, na melhoria da qualidade de vida dos mais velhos, no desenvolvimento das capacidades e acumulação de conhecimento e no seu aproveitamento pela sociedade? Que políticas públicas são desejáveis, que práticas de responsabilidade social se esperam das empresas e como devem as pessoas e a sociedade geral encarar e integrar na vida económica e social os benefícios colectivos de uma longevidade saudável? São perguntas que foram debatidas na Conversa «Longevidade e Educação».

DIVULGUE ESTE EVENTO

| programa |

17H30 RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES

18H SESSÃO DE ABERTURA