Lançamento do livro "Investimento Directo Estrangeiro, Capital Humano e Inovação"
Publicado em Ago, 21, 2008

A Ordem dos Economistas recebeu, no próximo dia 18 de Junho, a sessão de lançamento do livro "Investimento Directo Estrangeiro, Capital Humano e Inovação. Uma Aplicação ao Caso Português", de Aurora A.C. Teixeira (INESC Porto e Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e Ana Teresa Tavares-Lehmann (Vice-Presidente da CCDR-Norte e Faculdade de Economia da Universidade do Porto).

A apresentação da obra foi feita pelo nosso Bastonário e pelo Engº. João Picoito (Presidente do Conselho de Administração da Nokia Siemens Network Portugal S.A).

Sobre o livro:

“… é louvável a investigação científica desenvolvida pelas Professoras Aurora Teixeira e Ana Teresa Tavares-Lehmann, trazendo para discussão o Capital Humano como um dos factores, se não o factor, de maior importância para captação de Investimento Directo Estrangeiro. As evidências encontradas durante o processo de investigação que desenvolveram permitem que os responsáveis pela condução da política económica portuguesa saibam qual o caminho que Portugal deve seguir nos próximos anos.

F.L. Murteira Nabo, Bastonário da Ordem dos Economistas

O livro … analisa com grande detalhe e de forma muito profunda as interdependências no triângulo estratégico, IDE - Capital Humano - Tecnologia. Esta análise tem, na minha opinião, um enorme mérito: o de basear-se em dados recolhidos directamente e em cooperação com as empresas e de chegar às conclusões a partir de uma base totalmente descomprometida e sem polarizações. É pois um trabalho científico do maior rigor e da maior honestidade intelectual.”

João Picoito, Presidente do Conselho de Administração da Nokia Siemens Network Portugal S.A.