FALECIMENTO DO ECONOMISTA JOÃO SALGUEIRO
Publicado em Fev, 18, 2023

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento, ontem sexta-feira, aos 88 anos, do economista João Maurício Fernandes Salgueiro.
João Salgueiro foi um dos economistas mais marcantes das últimas décadas da economia portuguesa. Licenciou-se no ISCEF (actual ISEG), tendo aí desde logo, desempenhado funções de docência em diversas disciplinas na área da teoria económica.
Teve um papel muito importante no desenvolvimento do planeamento económico em Portugal, nas décadas de 60 e 70 do século passado, bem como no sector bancário público nos anos 70 e 80.
Foi membro fundador, Presidente e referência da SEDES, e teve um papel muito importante na transição para a democracia em Portugal.
Desempenhou funções governativas, antes e depois do 25 de abril e foi uma referência permanente para a reflexão sobre as opções da economia portuguesa, praticamente durante toda a sua vida profissional que se estendeu ao longo de quase sete décadas.
Embora, não tenha sido membro da Ordem dos Economistas, sempre se associou às iniciativas para que era convidado com regularidade, tendo contribuído decisivamente para a afirmação do papel e do prestígio dos Economistas na sociedade portuguesa.
Entendeu a Ordem dever prestar uma homenagem à memória de João Salgueiro, com a realização de uma sessão, na próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro, às 18h00, na sua sede, Rua Ivone Silva, nº 6, Edifício Arcis, em Lisboa, para a qual convidamos desde já os colegas a participarem e a convidarem outros economistas.
Daremos mais pormenores desta sessão, em tempo oportuno.

À família e amigos do Dr. João Salgueiro, enviamos as nossas condolências.

O Bastonário
António Mendonça