Mensagem do Bastonário
Publicado em Jun, 27, 2023

MENSAGEM BASTONÁRIO

Hoje, dia 27 de junho de 2023, passam exatamente 25 anos da publicação do Decreto-Lei n.º 174/1998 ( https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/174-1998-478841 ) que cria a Ordem dos Economistas, associação de direito público, através da transformação da APEC - Associação Portuguesa de Economistas, associação de direito privado anteriormente existente, respondendo à “ ... necessidade de valorizar a profissão de economista que adquiriu nos nossos dias uma importância económica e social acentuada e, nessa medida, exige uma entidade que a discipline, salvaguarde valores e crie condições de enquadramento e valorização técnico-profissional”, de acordo com a justificação constante do preâmbulo.

De então para cá passaram 25 anos em que a Ordem se afirmou, alargando o número de membros e a influência social, participando no debate das grandes questões económicas e empresariais do País, na definição das orientações do ensino e formação nas áreas das ciências económicas e empresariais, contribuindo decisivamente para a afirmação do prestígio da classe profissional dos economistas.

As comemorações iniciaram-se em 27 outubro de 2022, com a Conferência sobre “O papel dos Economistas no Portugal de hoje” que incluiu uma homenagem à Dr.ª Manuela Morgado, última presidente da APEC e grande impulsionadora da criação da Ordem dos Economistas, sendo-lhe atribuído o título de Economista Emérita. Sua Excelência o Presidente da República deu-nos a honra da sua participação, com uma intervenção alusiva ao papel dos Economistas, aproveitando o evento para condecorar a nossa colega com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e o Prof. Vítor Constâncio, orador convidado e membro distinto da Ordem, com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.

Desde essa sessão de abertura, até agora, têm-se multiplicado as iniciativas, de âmbito nacional e regional, sendo de destacar o Ciclo de Conferências: Economistas que marcaram Portugal, em que foram igualmente homenageados com o título de Economista Emérito, O Dr. Francisco Murteira Nabo, o Dr. Miguel Cadilhe e a Dr.ª Manuela Ferreira Leite.

Hoje, dia 27 de junho, será homenageado o Prof. Eduardo Catroga, estando já programadas as homenagens aos Profs. João Ferreira do Amaral, Augusto Mateus, Adriano Pimpão e José Manuel Monteiro da Silva para setembro, antes da realização do Congresso Nacional que está previsto para 25 e 26 de outubro.

Está também em curso o processo de atribuição de novas categorias, de Economista Sénior e Economista Conselheiro que se espera poder estar terminado, nesta primeira fase, em setembro, a tempo de ter a sua consagração no Congresso.

Passados 25 anos, da publicação do Decreto-Lei que criou a Ordem, os Economistas reforçaram a sua importância económica e social. Este é um grande desiderato da Ordem dos Economistas, dando pleno sentido à sua missão de interesse público e de salvaguarda da qualidade dos serviços que os seus membros prestam à sociedade, nos diferentes campos em que exercem as suas responsabilidades profissionais.
A todas e a todos os colegas, envio as minhas melhores saudações.

António Mendonça
Bastonário