Criação de especializações e dos respectivos Núcleos de Especialistas
Publicado em Set, 30, 2010
A Direcção considerou que a criação de especializações, e dos respectivos Núcleos de Especialistas, poderia constituir um passo necessário para que os Economistas recuperassem, em termos legais, a possibilidade de praticarem actividades e/ou de funções, que se inserem perfeitamente na definição do acto do Economista, tal como definido no Estatuto da Ordem.
 
A realização de dois inquéritos aos membros da Ordem, em 2007 e 2010, permitiu certificar da existência, em várias das potenciais especializações, de mais de 200 Economistas interessados na criação do respectivo Núcleo de Especialistas, como é exigido pelo Conselho Geral.
 
A Direcção entendeu concentrar os seus esforços na dinamização de duas dessas especializações, e dos respectivos Núcleos de Especialistas: as especializações de Analista Financeiro e a de Contabilidade e Auditoria, que surgirão também assim como duas experiências-piloto na constituição destas novas estruturas profissionais
 
A justificação para esta decisão da Direcção, prende-se com o facto de estas especializações englobarem actividades e/ou funções cujo exercício está legalmente condicionado e regulado e onde intervêm outras Associações de natureza profissional, de que aliás são também membros muitos Economistas, e com as quais se pretende, neste processo, colaborar e não competir.
 
Um número significativo de Economistas prontificou-se a dar a sua colaboração na instalação destas duas especializações e dos respectivos Núcleos de Especialistas. A Direcção procurará trabalhar com estes membros da Ordem na procura das soluções regulamentares mais adequadas para estas novas estruturas.
Dos resultados deste trabalho, que se pretende encetar já no próximo mês de Setembro, se irá dar conta aos membros da Ordem.
 
O Bastonário, Francisco Murteira Nabo
Próximos eventos
DRN - Pequeno-almoço com Empresários: Oportunidade(...)
Hotel Cidnay
Jul, 05, 2024 08:30
Debate Pequeno-almoço