Mensagem do Bastonário
Publicado em Jun, 06, 2024

Caras e Caros colegas,

Como é do vosso conhecimento, realizou-se no passado dia 27 de maio, na Fundação Oriente, a Sessão de Encerramento das Comemorações dos 25 anos da Ordem.

Gostaria de salientar e de agradecer, em primeiro lugar, as mensagens de Sua Excelência o Presidente da República e do Senhor Ministro da Economia. A primeira a abrir a Sessão, a segunda a encerrar.

Ambas salientaram a importância primordial dos Economistas e o insubstituível papel da Ordem, na mobilização dos seus membros, no âmbito das suas diferentes especialidades, para encontrar respostas para os desafios que o País atravessa.

O Senhor Ministro da Economia desafiou a Ordem para uma cooperação estreita com o Ministério. Desafio que aceitamos com todo o empenho e que esperamos dar resposta em reunião a realizar brevemente.

Foi uma sessão marcante por tudo o que nela se passou: a qualidade das intervenções, com destaque para o Prof. Elhanan Helpman, Professor em Harvard e Presidente da International Economic Association — a cujo Conselho a Ordem pertence —, que falou sobre as tendências atuais do comércio internacional; a elevada participação de membros e não membros e de diversas personalidades do meio económico e empresarial; e, ainda, de representantes do sector político e da administração pública.

De realçar, ainda, a presença de representantes das Olimpíadas da Economia, iniciativa destinada a estudantes do ensino secundário da área das Ciências Socioeconómicas, em que a Ordem participa, e que este ano mobilizou cerca de 3 200 participantes, e a atribuição de Diplomas de Mérito aos cinco primeiros classificados.

Finalmente, a cerimónia de entrega dos certificados aos novos Membros Seniores e Conselheiros e das respetivas cédulas profissionais, cerimónia que, a partir da agora, queremos institucionalizar.

Um novo ciclo de iniciativas se irá abrir.

Desde já com o debate sobre “As eleições americanas e os seus impactos geoeconómicos na Europa”, que terá lugar no próximo dia 25 de junho, com a participação do Embaixador americano em Portugal, durante a intervenção da Troika, Allan J. Katz (Democrata) e do Ex-Diretor de Política Nacional do Presidente George W. Bush, Terry Nelson (Republicano), com moderação de Patrick Siegler-Lathrop, Presidente do Lisbon American Club e do Ex-Embaixador português, em Cuba, Moçambique e Rússia, e membro da nossa Ordem, Mário Godinho de Matos.

Convido, finalmente, os colegas a visitarem a página da Sessão de Encerramento, onde, para além das intervenções, poderão aceder à reportagem fotográfica do evento e da entrega de diplomas e de cédulas profissionais.

A todas e a todos os colegas, agradeço o apoio e a participação nas iniciativas das Comemorações dos 25 anos, que agora se encerram.
Para todos os colegas, da Direção e dos restantes órgãos sociais, o meu reconhecimento pela disponibilidade e entrega com que assumiram as suas responsabilidades.

Uma palavra, igualmente de agradecimento, para os colaboradores da Ordem que se superaram em empenho e criatividade para que as iniciativas tivessem o sucesso que todos reconhecem.

Os Economistas e a sua Ordem estão de parabéns!

Saudações
António Mendonça