Mensagem do Bastonário
Publicado em Jul, 29, 2024

Caras e Caros Colegas,

É tempo de férias e também de fazer votos de descanso e de recuperação de energias.

Como tem sido tradição, aproveitamos para fazer um pequeno balanço do trabalho realizado e traçar algumas perspetivas de trabalho futuro.
Em primeiro lugar, realçar uma vez mais, o sucesso das comemorações dos 25 anos de criação da nossa Ordem, cuja sessão de encerramento decorreu em 27 de maio último, com a presença do Presidente da International Economic Association, Prof. Elhanan Helpman e com intervenções do Senhor Ministro da Economia e de Sua Excelência o Presidente da República.

A este propósito preparamos um site especial onde poderão encontrar as reportagens, intervenções e outras informações relevantes das principais iniciativas realizadas, desde a Sessão de Abertura, realizada em 27 de outubro de 2022, até à já referida Sessão de Encerramento, incluindo as Sessões em que foram atribuídos os títulos honoríficos de Economista Emérito e de Membro Honorário, cujas fotografias individuais estão acessíveis na área reservada do site da Ordem (Login - Conteúdos Exclusivos). Remetemos, em particular, para o trabalho realizado pelo nosso colega Nuno Valério e pela investigadora Ana Tomás, intitulado Os Economistas e a Ordem dos Economistas, onde, pela primeira vez se faz uma História da evolução da nossa classe e da sua organização profissional, desde os seus primórdios, com a Aula do Comércio, até à atualidade. Um trabalho notável que ficará, sem dúvida, como referência fundamental para todos os trabalhos futuros e que convidamos todos os colegas a ler.

Ainda no âmbito das Comemorações dos 25 anos, destacamos a adesão ao processo de atribuição das novas categorias de membros Sénior e Conselheiro, consagradas nos novos Estatutos que passará a estar aberto em permanência, incluindo no momento de novas adesões, e que pretendemos que tenha dois momentos anuais de consagração, em iniciativas de relevo. Um processo de reforço do papel da Ordem na autorregulação profissional, no reforço do prestígio dos Economistas e na salvaguarda da qualidade dos serviços prestados à sociedade, de acordo com as atribuições aprovadas recentemente pela Assembleia da República.

Por fim queremos sublinhar a elevada participação de jovens em todas iniciativas que resulta do esforço desenvolvido para a ligação da Ordem com as organizações e atividades desenvolvidas no âmbito das Escolas Secundárias de que destacamos as Olimpíadas de Economia e que teve expressão na Sessão de Encerramento com a atribuição de diplomas de mérito aos melhores classificados. Igualmente destacamos a consagração estatutária da categoria de membro estudante que se pretende venha a constituir uma plataforma de entrada de novos membros.

Já em relação aos novos licenciados queremos destacar as iniciativas que estão a ser desenvolvidas, no âmbito do CNOP, de criação de programas de estágios em articulação com o IEFP que favoreçam a entrada no ambiente profissional.

Deixamos para o fim uma informação relacionada com a aplicação dos novos estatutos que impõe a criação de dois novos órgãos, com novas regras, o Conselho de Supervisão e o Conselho de Disciplina e de Jurisdição e a designação de um Provedor dos serviços prestados, na sequência da constituição do primeiro. Este processo poderia ter dois desenvolvimentos: ou constituição intercalar dos novos órgãos ou eleições gerais até Março do próximo ano.

Ponderados todos os elementos, incluindo os de natureza financeiras relacionados com os custos da realização de dois processos eleitorais gerais, a Direção da Ordem entendeu ser mais adequado antecipar as eleições que deveriam ser realizadas em dezembro de 2025, para dezembro de 2024, tendo já acertado com o Presidente da Assembleia Representativa, o nosso colega Francisco Murteira Nabo, a realização de uma sessão desta Assembleia para 4 de setembro, para decisão definitiva sobre o assunto. Deste modo, iniciar-se-á um novo ciclo em Janeiro de 2025, de acordo com o calendário normal.

A terminar, renovo os meus votos de boas férias.

António Mendonça
Bastonário