O Diário de Notícias, em parceria com a Ordem dos Economistas e a SEDES, promove a conferência "Defesa Nacional: Nova Ordem Mundial. Onde estamos, o que temos e o que precisamos!", dedicada aos grandes desafios e oportunidades no setor da Defesa.
O evento terá lugar no próximo dia 22 de abril, na Academia Militar (Amadora), e contará com a participação de figuras de referência da área militar, política e académica, num dia de reflexão e debate sore o papel da Defesa Nacional no atual contexto internacional.
A sessão de abertura estará a cargo do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
Entre os oradores confirmados estão:
José Manuel Durão Barroso, antigo Primeiro-Ministro e ex-Presidente da Comissão Europeia; General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe de Estado-Maior do Exército; General João Guilherme Cartaxo Alves, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea; Almirante Jorge Nobre de Sousa, Chefe de Estado-Maior da Armada; Isabel Ferreira Nunes, Diretora do Instituto de Defesa Nacional; General Valença Pinto, Presidente da EuroDefense; Marcos Perestrello, Presidente da Assembleia Geral da NATO; Ana Paula Brandão, Investigadora na Universidade do Minho; José Fontes, Professor Catedrático na Academia Militar.
A conferência será estruturada em cinco painéis temáticos:
Onde Estamos – A Europa na Encruzilhada
O que Temos – Capacitação do Sistema de Forças
O que Precisamos – Ameaças e Oportunidades
Tecnologias Emergentes na Defesa
Infraestruturas e Indústrias de Duplo Uso
Depois da conferência "Novo Regime Jurídico da Cibersegurança em Portugal", realizada em dezembro de 2024, a Ordem dos Economistas, volta a associar-se a uma iniciativa que coloca em debate temas estratégicos para o país, contribuindo para uma reflexão alargada sobre a defesa, a soberania e os desafios do novo contexto geopolítico global.
Mais informações em breve!