Conferência sobre Investimento na China
Publicado em Mar, 23, 2011
CHINA Uma perspectiva económica, legal e fiscal do investimento na segunda maior economia do mundo
Quarta-feira, 23 de Março de 2011
Sede da Ordem dos Economistas
A China, desde o início de 2011 a segunda maior economia mundial, tem vindo a representar um enorme pólo de atracção para o investimento estrangeiro. A alteração do paradigma da qualificação como “fábrica do mundo” para “um dos maiores mercados de consumo do mundo”, bem como taxas de crescimento anual de dois dígitos têm levado a um aumento exponencial do interesse de grupos empresariais ocidentais por aquela economia de enorme potencial. No entanto, por motivos históricos e culturais, e apesar dos esforços das autoridades chinesas para em bastantes casos procurar equiparar o regime jurídico aplicável ao investimento estrangeiro às “regras do jogo” ocidentais, trata-se de uma economia com particularidades que, em determinados casos, poderão apanhar de surpresa investidores menos informados acerca do ambiente do investimento estrangeiro na China.
A Ordem dos Economistas, juntamente com a Garrigues, sociedade de advogados especializada na assessoria jurídica e fiscal à internacionalização de empresas e com uma experiência de 20 anos em temas relacionados com o mercado Chinês, debateram determinados aspectos-chave que deverão ser tidos em conta por qualquer investidor estrangeiro no momento da decisão de investimento na China. A conferência contou ainda com a participação da Cimpor, actualmente o maior investidor Português com presença na China, que partilhou experiências vividas desde a decisão inicial de investimento até aos dias de hoje.

PROGRAMA e APRESENTAÇÕES
9.30            Abertura
                   Rui Leão Martinho – Bastonário da Ordem dos Economistas
9.45           A China como segunda maior economia do mundo. As relações comerciais entre a China e Portugal (perspectiva histórica e evolução). A China como maior mercado de consumo do mundo e oportunidades para empresas Portuguesas.

Qinglei Dai – Professora da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

João Paulo Teixeira de Matos - Sócio Garrigues e responsável pelo China Desk em Portugal

10.30          Intervalo (Coffee Break)

10.45          Investir na China - Perspectiva legal e fiscal